Ao falar de humor passa em nossas cabeças tantas pessoas mestres do humor seja aqui no nosso Brasil ou até mesmo de outros lugares do mundo, o humor é algo que está ligado à nós dentro da sala de aula, dentro do escritório, em um ônibus lotado ou em qualquer outro lugar pois de acordo com o dicionário, "humor vem do latim humore e é uma forma de entretenimento e de comunicação humana, para fazer com que as pessoas riam e se sintam felizes" não somente na televisão mais no nosso dia-a-dia pois sempre existem aqueles nossos "amigos palhaços" que sempre nos tira um sorriso.
Saindo um pouco da teoria vamos entrar no mundo da TV. Os programas humorísticos da TV brasileira dias após dias têm ficado chatos e "sem graça", não estão fazendo bem as suas funções que é alegrar e nos fazer rir.
Começando com os humorísticos da Globo já começo logo dizendo que sou um defensor total da Rede Globo e que curto bastante o famoso "padrão de qualidade" que a emissora carrega em suas costas há anos, mas nesse caso sou obrigado à falar a verdade já que antes da Rede Globo, o meu gosto pela critica é bem maior.
O programa da terça-feira é o Casseta & Planeta, programa que apesar das quedas na audiências é um dos programas da emissora que menos perderam sua identidade, é um programa que é do tipo "ame ou odeie" creio que a formula do programa já acabou faz um tempão mais que não sai do ar por dois motivos: A emissora valoriza a tradição/pioneirismo de seus programas e também por falta de algo pra ocupar a faixa.
As sextas-feiras é dia de Separação, programa roteirizado por fernanda young, é uma boa pedida pra quem fica em casa às sextas-feiras sem ter nada pra fazer, mais o programa muitas vezes deixa à desejar com piadas nada originais e diálogos as vezes sem contexto.
Zorra Total é o programa do sábado e na minha opinião é um dos piores programas da televisão brasileira. Zorra total já foi um bom programa lá atrás, na época em que Tom Cavalcante era uma das estrelas do programa, o programa hoje ficou repetitivo, com bordões pra lá de cansativos e excessivas exposições de algumas pessoas. Existem vários talentos dentro do programa mais que não são valorizadas, acredito que o erro fica por conta dos roteiristas que não mudam nada no programa.
Aos domingos até então estava passando um ótimo programa chamado de S.O.S Emergência, gostei do programa, o formato é bem legal e trouxe muitas novidades.
Saindo da rede Globo, entramos na Record que não anima em nada no quesito Humor. Começando pelo show do Tom, é um programa que era comestível mais ultimamente tem dado "má digestão ", está um programa monótono e sem conteúdo. Acredito que não tenha mais condições de trazer algo novo.
aos sábados é dia de Legendários. Legendários? hã? o quê? já começou?.... É isso mesmo o tão esperado Legendários começou e não "bombou", foi tão divulgado como o "programa que iria revolucionar" que se tornou a decepção do ano; com tantos bons profissionais e com bom investimento não conseguiu emplacar e decepcionou muito com seu humor nada inteligente e bem copiado (nada original).
Saindo da Record entro no SBT com A Praça é Nossa (que pra variar nem sei direito em que dia da semana é passado) programa que já tá morto há muito e muito tempo. Lembro-me de quando criança adorava a velha surda, o fifu, a filó, vera verão e dentre outros... hoje em dia tá um programa sem um bom texto, sem bons profissionais, sem criatividade e que cada dia mais tem caído no esquecimento.
Indo pra Rede TV encontramos o Pânico na TV, programa muito elogiado (anos atrás) e que carrega consigo o mérito de "humor diferente", é o programa humorístico que veio e mudou a realidade em que o Humor na Tv estava passando, acredito que o Pânico é um dos melhores da Tv brasileira mais que tem ido por um caminho que muitos foram, a monotonia...
Agora falando de evolução e revolução, um dos melhores programas da década sem duvidas é o CQC da Band, a emissora com certeza acertou na aposta. O programa é do tipo de humor inteligente e que cativa a todos sem humilhar ninguém. É um programa com formato simples e uma ótima linguagem, creio que o programa nem tão cedo cairá na rotina e monotonia pois a facilidade de persuasão e improviso dos apresentadores é impressionante.
Na TV brasileira já existiram bons programas cômicos que hoje faz muita falta, temos exemplos como A Escolinha do Professor Raimundo, A Diarista, Sob Nova Direção, Os Normais, dentre outros, na TV americana a situação não é tão diferente, pois nos tempos atuais os programas também têm se tornado chatos e repetitivos, já foi-se o tempo em que Will and Grace nos fazia rir espontaneamente. Mais ainda assim acredito que o Humor na TV pode ser recuperado sem ser apelativo e repetitivo.
A situação mudará quando o "NADA SE CRIA TUDO SE COPIA" for abolido de uma vez por todas da mente dos "pobres" criadores e roteiristas.
Parabéns ao CQC por ser o melhor programa da TV brasileira dos últimos tempos!
PS: CQC toda segunda-feiras às 22:15hs. (Texto: J.F)
Pela primeira vez aqui no nosso país um programa de concurso musical deu certo, até mesmo as temporadas anteriores do mesmo programa não tinha sido tão forte como esta atual, o programa que já fez parte da grade de programação da emissora do dono do Baú e que não conseguiu transformar ninguém em ídolo, está em uma boa fase na sua 3ª temporada pela emissora do bispo. Sempre ao assistir esses programas me decepcionava ao ver jurados injustos e despreparados, sempre lamentava por eliminações desnecessárias nas primeiras fases e nem conseguia assistir as finais por conta dos "péssimos" cantores que chegavam ao top 10 (5,3).
Na 2ª temporada até gostei da Thaeme Mariôto ter ganho, mais foi por conta de não ter pra quem torcer, já que os melhores já haviam sido eliminados na fase das audições e teatro.
Na 1ª temporada pela emissora do bispo foi algo até mesmo sem cabimento, pois a vitória de Rafael Barreto foi injusta por conta de Rafael Bernardo ser bem mais preparado, a culpa nesse caso não recai tanto sobre os jurados, pois Rafael Barreto tinha capacidade suficiente para está no top 10, mais a culpa novamente fica para nós telespectadores que sempre se comove com histórias tristes e rostinhos bonitos.
Já na 2ª temporada pela Record, o top 10 foi muito fraco mais contava com um talento que se consagraria vencedor da temporada, Saulo Roston.
Agora na 3ª temporada tenho tido gosto em assistir esse programa, as escolhas dos jurados nem sempre agrada, mais realmente o top 10 desta edição é o melhor desde sua estreia no SBT. Os candidatos são tão bons que ontem (na 1ª eliminação do top 10) fiquei em duvida qual seria o eliminado, mais esperava que fosse o Romero já que tanto desafinou na apresentação.
Nessa temporada, quase todos os candidatos do top10 me agradou, vou falar um pouco do que acho de cada um:
Agnes Jamille: Comecei a admirar ela ainda na fase do teatro em que ela ficou rouca e quando chegou no palco deu um show, ela é uma candidata completa e que tem muito potencial em chegar ao top 3 (Isso depende daquelas pessoas que sempre votam em rostinhos bonitos e histórias tristes).
Tom Black: É um ótimo candidato mais que precisa ser mais humilde, o talento dele é sem tamanho, mais a humildade é algo de que um cantor precisa sempre.
Romero Ribeiro: Pra que Romero se já temos Alexandre Pires? É isso que que penso pois ele é uma cópia do ex-spc. Ele é bem talentoso mais na minha opinião é o mais fraco dos outros concorrentes.
Chay Suede: Fiquei atônito ao ver ele entre os 3 menos votados, até acho que foi forjado para segurar audiência pois Rodrigo faro anunciou primeiramente que a Tamires estava livre.
O Roobertchay não é somente um cara "boa pinta", ele realmente é um grande talento no Ídolos, ele tem uma ótima segurança na voz, o que ele deixa a desejar é a presença de palco, mais o que falar de Chico Buarque e Gilberto Gil? são grandes ícones da MPB que não tem lá essa presença de palco. Torço muito pra que ele fique no top3.
Nise Palhares: Uma voz incrível e uma performer de primeira categoria, quando anunciam sua entrada sempre fico na expectativa para vê-la em palco, ela é uma forte candidata e que conta com a minha torcida.
Rodrigo Valentim: Ainda não consigo engoli-lo totalmente, acho que ele as vezes desafina muito e não gosto muito de seu timbre, acredito também que ele não tenha uma boa extensão vocal. Torço pra que ele possa ser eliminado logo antes que algum outro bom candidato saia no lugar dele.
Maria Alice: Ela é gente fina, maluca e que tem uma ótima presença de palco, mais ainda não vi tanta coisa que me faça torcer pra que ela ganhe o programa. Ela é muito comentada em foruns e que tem uma legião de fãs, mais ainda acredito que tem que crescer muito musicalmente.
Israel Lucero: Garoto que tem um potencial musical fantástico, ele realmente é completo mais acredito que ele tem que aprender muito ainda pois tenho visto que os excessivos elogios tem subido à sua cabeça e ele tem se empolgado um pouco.
Tamires Santana: É dona de uma belíssima voz e que merece estar no top10, mais acredito que ela não tenha capacidade para ocupar um top5 pois ainda acho ela insegura e dá umas escorregadas básicas nas notas.
É isso aí, vamos assistir o Ídolos e torcer para que dessa vez o grande vencedor seja alguém que realmente mereça.
PS: Top5 na minha opinião seria: Agnes, Chay Suede, Nise, Tom Black e Israel.
PS2: A eliminação de Juliane foi injusta, poderia o eliminado da semana ser Romero ou Tamires