Ao falar de humor passa em nossas cabeças tantas pessoas mestres do humor seja aqui no nosso Brasil ou até mesmo de outros lugares do mundo, o humor é algo que está ligado à nós dentro da sala de aula, dentro do escritório, em um ônibus lotado ou em qualquer outro lugar pois de acordo com o dicionário, "humor vem do latim humore e é uma forma de entretenimento e de comunicação humana, para fazer com que as pessoas riam e se sintam felizes" não somente na televisão mais no nosso dia-a-dia pois sempre existem aqueles nossos "amigos palhaços" que sempre nos tira um sorriso.
Saindo um pouco da teoria vamos entrar no mundo da TV. Os programas humorísticos da TV brasileira dias após dias têm ficado chatos e "sem graça", não estão fazendo bem as suas funções que é alegrar e nos fazer rir.
Começando com os humorísticos da Globo já começo logo dizendo que sou um defensor total da Rede Globo e que curto bastante o famoso "padrão de qualidade" que a emissora carrega em suas costas há anos, mas nesse caso sou obrigado à falar a verdade já que antes da Rede Globo, o meu gosto pela critica é bem maior.
O programa da terça-feira é o Casseta & Planeta, programa que apesar das quedas na audiências é um dos programas da emissora que menos perderam sua identidade, é um programa que é do tipo "ame ou odeie" creio que a formula do programa já acabou faz um tempão mais que não sai do ar por dois motivos: A emissora valoriza a tradição/pioneirismo de seus programas e também por falta de algo pra ocupar a faixa.
As sextas-feiras é dia de Separação, programa roteirizado por fernanda young, é uma boa pedida pra quem fica em casa às sextas-feiras sem ter nada pra fazer, mais o programa muitas vezes deixa à desejar com piadas nada originais e diálogos as vezes sem contexto.
Zorra Total é o programa do sábado e na minha opinião é um dos piores programas da televisão brasileira. Zorra total já foi um bom programa lá atrás, na época em que Tom Cavalcante era uma das estrelas do programa, o programa hoje ficou repetitivo, com bordões pra lá de cansativos e excessivas exposições de algumas pessoas. Existem vários talentos dentro do programa mais que não são valorizadas, acredito que o erro fica por conta dos roteiristas que não mudam nada no programa.
Aos domingos até então estava passando um ótimo programa chamado de S.O.S Emergência, gostei do programa, o formato é bem legal e trouxe muitas novidades.
Saindo da rede Globo, entramos na Record que não anima em nada no quesito Humor. Começando pelo show do Tom, é um programa que era comestível mais ultimamente tem dado "má digestão ", está um programa monótono e sem conteúdo. Acredito que não tenha mais condições de trazer algo novo.
aos sábados é dia de Legendários. Legendários? hã? o quê? já começou?.... É isso mesmo o tão esperado Legendários começou e não "bombou", foi tão divulgado como o "programa que iria revolucionar" que se tornou a decepção do ano; com tantos bons profissionais e com bom investimento não conseguiu emplacar e decepcionou muito com seu humor nada inteligente e bem copiado (nada original).
Saindo da Record entro no SBT com A Praça é Nossa (que pra variar nem sei direito em que dia da semana é passado) programa que já tá morto há muito e muito tempo. Lembro-me de quando criança adorava a velha surda, o fifu, a filó, vera verão e dentre outros... hoje em dia tá um programa sem um bom texto, sem bons profissionais, sem criatividade e que cada dia mais tem caído no esquecimento.
Indo pra Rede TV encontramos o Pânico na TV, programa muito elogiado (anos atrás) e que carrega consigo o mérito de "humor diferente", é o programa humorístico que veio e mudou a realidade em que o Humor na Tv estava passando, acredito que o Pânico é um dos melhores da Tv brasileira mais que tem ido por um caminho que muitos foram, a monotonia...
Agora falando de evolução e revolução, um dos melhores programas da década sem duvidas é o CQC da Band, a emissora com certeza acertou na aposta. O programa é do tipo de humor inteligente e que cativa a todos sem humilhar ninguém. É um programa com formato simples e uma ótima linguagem, creio que o programa nem tão cedo cairá na rotina e monotonia pois a facilidade de persuasão e improviso dos apresentadores é impressionante.
Na TV brasileira já existiram bons programas cômicos que hoje faz muita falta, temos exemplos como A Escolinha do Professor Raimundo, A Diarista, Sob Nova Direção, Os Normais, dentre outros, na TV americana a situação não é tão diferente, pois nos tempos atuais os programas também têm se tornado chatos e repetitivos, já foi-se o tempo em que Will and Grace nos fazia rir espontaneamente. Mais ainda assim acredito que o Humor na TV pode ser recuperado sem ser apelativo e repetitivo.
A situação mudará quando o "NADA SE CRIA TUDO SE COPIA" for abolido de uma vez por todas da mente dos "pobres" criadores e roteiristas.
Parabéns ao CQC por ser o melhor programa da TV brasileira dos últimos tempos!
PS: CQC toda segunda-feiras às 22:15hs. (Texto: J.F)
0 comentários:
Postar um comentário