Onde fica nosso “poder de escolha”?




Onde fica nosso “poder de escolha”?

Ultimamente temos visto várias negociações de grandes empresas brasileiras. É um vende-vende pra cá, é compras de ações pra lá e nós consumidores, acabamos ficando nesse fogo cruzado.
Os maiores prejudicados de toda essa bagatela somos nós, obrigados a aceitar esse monopólio que nos é imposto.
Grandes empresas como o Grupo pão de açúcar que vem dominando toda área varejista e que comprou em meses atrás as casas Bahia, é um exemplo de que vamos ter que nos acostumar com isso. De imediato, isso não nos trás nenhum malefício, mas com certeza adiante isso trará muita dor de cabeça para todos nós consumidores.
O primeiro efeito negativo que isto nos trará será os preços, pois eles estarão lá em cima em uma determinada loja, e nós não teremos mais como optar pela concorrência, já que a concorrência são deles próprios.
Bancos e empresas de cartões de crédito serão a nossa maior dor de cabeça, pois teremos que nos adaptar à juros altos e multas. Antes, tínhamos como optar por outros cartões de crédito ou podíamos escolher bancos que tivessem juros mais altos na poupança ou menores nas taxas e isso com certeza acabará de vez em um futuro não tão longe.


Varig, Gol, Vasp? Hã? Não temos muitas empresas aéreas mais disponíveis para nós (risos), pois com essa tal de “fusão e/ou aquisição” teremos que apertar bem os cintos e “engolir seco” os valores altíssimos dessas empresas (ou empresa).

Sadia/perdigão, a grande e toda poderosa Unilever que é a “maioral” da distribuição internacional de grandes produtos são outros exemplos disso tudo.

Agora de imediato, não surtiu nenhum efeito aparentemente, mais se isso tudo continuar acontecendo (que é bem provável), vamos ser forçados a engolir tudo isso, pois na velocidade que a carruagem vem andando, ou nos adaptamos à todo esse monopólio, ou não comeremos, beberemos e provavelmente, morreremos. Só lamento tudo isso!


By Jaylson Lima


0 comentários:

Postar um comentário