Mudar para agradar ou ser nós mesmos?

Eu lendo esses dias no Yahoo mais propriamente na coluna de comportamento, achei algo bem interessante, a colunista Sandra Maia falou sobre o tema “Ser você mesmo agora” que foi algo que achei bem impactante e de extrema necessidade para todos nós que querendo ou não vivemos do mesmo jeitinho que ela descreve.

O texto fala sobre a necessidade que o ser humano tem de se tornar aquilo que não é, para agradar o próximo; é algo que se torna cada vez mais comum nas nossas vidas pois nos camuflamos naquilo que não somos para adquirir atenção, amor ou sabe-se lá mais o que.

Às vezes deixamos de lado tantas coisas, tantos sonhos, tantos projetos, para simplesmente transformarmo-nos em um novo José, em uma nova Maria. Em alguns casos a pessoa muda e começa a gostar daquela nova identidade, mais até quando será possível sustentar essa farsa? Como podemos chamar essa camuflagem? Seria falsidade? Eu não sei, só sei que tudo isso é ruim para qualquer ser humano, viver a vida dos outros e colocar nós mesmos dentro de uma gaveta é simplesmente péssimo.

E quando nós tentamos nos adequar aquilo que não faz nosso estilo, quando mudamos para agradar uma pessoa, um grupo delas e de repente somos traídos e vemos que tudo aquilo não valeu a pena? NOOOOSSA! Isso é péssimo, e o pior não é isso, péssimo mesmo é saber que aquela pessoa, aquele grupo, não é o culpado, culpado somos nós por ter deixado nossas metas, nosso caminho e ser levado e conduzido pelas pernas dos outros, pelas cabeças dos outros, pelos sentimentos dos outros.

Ser nós mesmos é seguir nossas intuições, nosso coração; ser nós mesmos é não ligar pra o que os outros vão falar, é falar sem ter medo de errar, é tentar sem ter medo de cair, é ir sem ter medo de se perder ; ser nós mesmos é caminhar com nossas próprias pernas, ter nossas próprias idéias, ter nossas convicções; ser nós mesmos é enfrentar, seguir, andar em direção aquilo que nos contenta, aquilo que nos alegra, aquilo que realmente vale a pena; ser nós mesmos é nos amar e confiar em nós mesmos.

“Pra que construir castelos em areia se temos a capacidade de construir uma cidade firme e forte longe do alcance do mar?”

Jaylson Lima

1 comentários:

Unknown disse...

É amor cada vez mas me supriendo com vc,quando entro em seu blog!! Sei que o que vc escreve boa parte é um desabafo,pq seu o que vc estar passando,mas saiba de uma coisa sempre estarei com vc e principalmente Deus nunca te abandonará!!
Te amo meu amor!

Postar um comentário